data-filename="retriever" style="width: 100%;">
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Arquivo pessoal
A servidora pública Jurema Machado da Silva, 88 anos, nasceu em Santa Maria. Filha de Idalício Silva e Malvina Moreira da Silva, ela teve sete irmãos. Hoje, ainda estão vivos Idalício Filho, Juracema e Jurandir.
Jurema, que era serviços gerais na Universidade Federal de Santa Maria, teve dois filhos, Vera Lucia e José Luiz, já falecidos.
Conforme Idalício, a santa-mariense morava com o filho na Cohab Fernando Ferrari, onde adquiriu uma casa. Com o falecimento de José Luiz, ainda jovem, Vera Lucia passou a morar com a mãe para cuidar da idosa. Mas, dois anos depois, após descobrir um câncer, a filha faleceu.
O irmão conta que a serviços gerais era desinibida e bastante extrovertida:
- Apesar de todos os percalços, ela era alegre. Jurema foi uma guerreira, especial para toda a família.
Conforme Idalícia, a santa-mariense fazia amizades com facilidade e tinha muitas amigas na vizinhança e no trabalho.
Jurandir conta que a irmã era uma grande amiga para ela. Embora morassem em regiões da cidade distantes, sempre que possível, visitavam-se:
- Éramos bem próximas. Jurema era divertida, adorava conversar, passear e ir a bailes.
Após a aposentadoria, a funcionária pública começou a adoecer, conforme Idalício. Com Alzheimer, ela passou a residir em uma clínica geriátrica, em Santa Maria, há 10 anos.
Jurema Machado da Silva morreu em 23 de março, devido a uma complicação decorrente de uma obstrução intestinal,. Ela foi sepultada, no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.